quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ARTIGO

Da leitura do belo à prática do bem !

  "Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu"

                                                                                           Rubem Alves


“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...” “E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.”


“Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.”

“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver... “É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”


Rubem Alves nos fala:

                      "É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o facínio do mundo..."

Paulo Freire acrescenta:

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). (...) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo."
(Paulo Freire – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura – Campinas, novembro de 1981).
" A leitura da palavra e a leitura do mundo" , antes mesmo de vir para a escola a criança já deve ser estimulada em sua infância para "veja"  e "leia" o mundo ao seu redor. A sua imaginação dever ser estimulada com história, fábulas, brincadeiras e também reflexões que possibilitem a ela  expandir o olhar e enxergar o mundo com outros olhos, enxergar além do mundo ao seu redor e dar observâncias nas pequenas manifestações e mensagens que o mundo expressa - acordar para um novo olhar.Desse modo, antes mesmo de saber ler a palavra, a criança  já carrega uma visão significativa do mundo em que vive. É papel da escola continuar este processo e não cerceá-lo. Dar condições para que ao pensar seja instigado a conhecer a história do mundo e ao abrir-se aos diversos conhecimentos se aproprie deles e assim,  construa simutaneamente a sua própria história.
Segundo Rubem Alves, educar vai muito além de dominar os códigos linguísticos ou as equações matemáticas. Educar à sensibilidade é abrir-se ao belo, ao poético , às alegrias e dores do mundo, às suas conquistas e misérias, ao sucesso e ao fracasso; é ter um olhar crítico, mas sensível. Só assim o saber adquirido, transformar-se-á em apredizagem para o bem e para a luta por um mundo mais justo, mais igualitário, mais fraterno e sensível às necessidades do outro e também do planeta.
 Eis o grande desafio e também a verdadeira recompensa de ser educador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário