sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ATIVIDADE: PRODUÇÃO TEXTUAL

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO
TEMA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENEM E VESTIBULARES/2013

Turma: 3º ano Ensino Médio.
Gênero: Dissertativo-Argumentativo.
OBJETIVO: Observar a seleção de diferentes argumentos para fundamentar uma ideia/tese ou contrapor-se a ela, levando-se em conta a ordenação e prioridade dos argumentos, a identificação dos argumentos para ilustrar, exemplificar, citar, criticar e estabelecer uma intervenção adequada com os valores político, cultural e social.

TEMA: SOCIEDADE DO ESPETÁCULO

Um dos motivos da infelicidade humana é o fato de as pessoas não serem autênticas. No afã infrutífero de agradar a todos o tempo todo, de buscar elogios, de estar sempre a chamar atenção, de construir personagens inexistentes na "realidade", de tentar justificar medos e anseios como se ninguém mais os tivesse, de se esconder atrás de roupas e adereços, o indivíduo esquece de quem verdadeiramente é.
A charge mostra uma máscara para cada dia da semana, porém, podemos incluir uma lista grande de situações e lugares onde elas são usadas: no cinema, na rua, na festa, no trabalho, na faculdade, depois de uma refeição suculenta, quando com sono...

    Diariamente, encenando no palco da vida, quando não imerso no isolacionismo, a sensação é que o humano vive, emprestando o termo de Guy Deboard, em uma sociedade do espetáculo. Se pergunta sempre, que máscara você vai usar hoje?

      Nosso tempo, sem dúvida... Prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser... O que é sagrado para ele, não passa de ilusão, pois a verdade está no profano. Ou seja, à medida que decresce a verdade a ilusão aumenta, e o sagrado cresce a seus olhos de forma que o cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado.
Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se esvai na fumaça da representação.
 

Segundo DEBORD (1997, p. 56):

As imagens fluem desligadas de cada aspecto da vida e fundem-se num curso comum, de forma que a unidade da vida não mais pode ser restabelecida. A realidade considerada, parcialmente, reflete em sua própria unidade geral um pseudo mundo à parte, objeto de pura contemplação. A especialização das imagens do mundo acaba numa imagem autonomizada, onde o mentiroso mente a si próprio. O espetáculo em geral, como inversão concreta da vida, é o movimento autônomo do não-vivo.
 A sociedade moderna passa a ser compreendida, então, como o reino do espetáculo, da representação pela fetichização do mundo dos objetos e das mercadorias. O espetáculo, assim, consagra toda a glória ao reino da aparência. Ele domina os homens a partir do momento em que a economia desenvolveu-se por si mesma, sendo o reflexo fiel da produção das coisas e a objetivação infiel dos produtores.

REFERÊNCIAS
 DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto, 1997. 

LEIA MAIS SOBRE ESSE AUTOR GUY DEBORD NO SITE ABAIXO


PROPOSTA DE REDAÇÃO

 A partir do que se expôs nas considerações acima sobre a "Sociedade do espetáculo", pense no que seja o espetáculo em uma sociedade repleta de informações que, muitas vezes, nos conturbam, analise, também, como este espetáculo está diretamente relacionado com o sistema capitalista de Karl Marx. 


INSTRUÇÕES:

*A redação deve obedecer à norma padrão da Língua Portuguesa;

*Escreva, no mínimo, 20, no máximo, 30 linhas, com letra legível;

*Dê um título inédito a sua redação;

*A redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta azul ou preta;

*Escreva com letra legível;
* Texto em prosa

*Se errar, risque a palavra e escreva novamente, evite mais de duas rasuras.
*Texto no gênero dissertativo-argumentativo. 
* Será corrigido de acordo com os critério de Enem


CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ENEM






Competência I
Proposta da Redação a partir do tema
Desenvolve o texto de acordo com as determinações temáticas e situacionais da proposta de redação. Não foge ao tema. Compreende a proposta de redação e aplica conceitos das várias áreas do conhecimento. Apresenta excelente desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, tem bom domínio do texto dissertativo-argumentativo. É criativo?




2,0





Competência II
GÊNERO

Mobiliza, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero e estrutura do texto dissertativo. É o tipo de texto que expõe uma tese (ideias gerais sobre um assunto) seguida de um ponto de vista, apoiada em argumentos de autoridade, dados e fatos que a comprovem a sua ideia, usa análise articulada da questão problematizada, com uso dos conectivos de ligações corretos. Tem introdução, desenvolvimento com no mínimo 2 parágrafos e conclusão.



1,5




Competência III
COESÃO E COERÊNCIA


Organizar o texto de forma lógica e produtiva demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista consistente. Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.




1,5


Competência IV
REGISTRO
Demonstra domínio da norma culta da língua escrita.  Tem o devido cuidado com o domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, apresenta rasuras, repetições de palavras, pontuações inadequadas ou inexistentes, grafia das palavras, cria um título surpreendente.

       

2,0


Competência V
PROPOSIÇÃO

Elabora uma proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema, considerando os valores humanos e a diversidade sociocultural. A conclusão é pautada na solução da questão, consegue fugir do senso comum. É criativo na proposta da conclusão?


3,0


Pontos 10,0
Total:

Fuga do texto/tema (     )
Texto anulado (   )
Zero

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