LABORATÓRIO DE REDAÇÃO
TEMA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENEM E VESTIBULARES/2013
Turma: 3º ano Ensino Médio.
Gênero: Dissertativo-Argumentativo.
OBJETIVO: Observar a seleção de diferentes argumentos para
fundamentar uma ideia/tese ou contrapor-se a ela, levando-se em conta a
ordenação e prioridade dos argumentos, a identificação dos argumentos para
ilustrar, exemplificar, citar, criticar e estabelecer uma intervenção adequada
com os valores político, cultural e social.
TEMA: SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
Um
dos motivos da infelicidade humana é o fato de as pessoas não serem autênticas.
No afã infrutífero de agradar a todos o tempo todo, de buscar elogios, de estar
sempre a chamar atenção, de construir personagens inexistentes na
"realidade", de tentar justificar medos e anseios como se ninguém
mais os tivesse, de se esconder atrás de roupas e adereços, o indivíduo esquece
de quem verdadeiramente é.
A
charge mostra uma máscara para cada dia da semana, porém, podemos incluir uma
lista grande de situações e lugares onde elas são usadas: no cinema, na rua, na
festa, no trabalho, na faculdade, depois de uma refeição suculenta, quando com
sono...
Diariamente, encenando no palco da vida, quando não imerso no
isolacionismo, a sensação é que o humano vive, emprestando o termo de Guy Deboard, em uma sociedade do espetáculo. Se
pergunta sempre, que máscara você vai usar hoje?
Nosso
tempo, sem dúvida... Prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a
representação à realidade, a aparência ao ser... O que é sagrado para
ele, não passa de ilusão, pois a verdade está no profano. Ou
seja, à medida que decresce a verdade a ilusão aumenta, e o sagrado cresce a
seus olhos de forma que o cúmulo da ilusão é também o cúmulo do
sagrado.
Toda a vida das sociedades nas
quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa
acumulação de espetáculos.
Tudo o que era diretamente vivido se esvai na fumaça da representação.
Segundo DEBORD (1997, p. 56):
As imagens fluem desligadas de cada aspecto da vida e fundem-se num curso comum, de forma que a unidade da vida não mais pode ser restabelecida. A realidade considerada, parcialmente, reflete em sua própria unidade geral um pseudo mundo à parte, objeto de pura contemplação. A especialização das imagens do mundo acaba numa imagem autonomizada, onde o mentiroso mente a si próprio. O espetáculo em geral, como inversão concreta da vida, é o movimento autônomo do não-vivo.
A sociedade moderna passa a ser compreendida, então, como o reino do
espetáculo, da representação pela fetichização do mundo dos objetos e das
mercadorias. O espetáculo, assim, consagra toda a glória ao reino da
aparência. Ele domina os homens a partir do momento em que a economia
desenvolveu-se por si mesma, sendo o reflexo fiel da produção das coisas
e a objetivação infiel dos produtores.
REFERÊNCIAS
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto, 1997.
LEIA MAIS SOBRE ESSE AUTOR GUY DEBORD NO SITE ABAIXO
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir do que se expôs nas considerações acima sobre a "Sociedade do espetáculo", pense no que seja o espetáculo em uma sociedade repleta de informações que, muitas vezes, nos conturbam, analise, também, como este espetáculo está diretamente relacionado com o sistema capitalista de Karl Marx.
INSTRUÇÕES:
*A redação deve obedecer à norma padrão da
Língua Portuguesa;
*Escreva, no mínimo, 20, no máximo, 30
linhas, com letra legível;
*Dê um título inédito a sua redação;
*A redação deverá ser feita com caneta
esferográfica de tinta azul ou preta;
*Escreva com letra legível;
* Texto em prosa
*Se errar, risque a palavra e escreva
novamente, evite mais de duas rasuras.
*Texto no gênero
dissertativo-argumentativo. * Será corrigido de acordo com os critério de Enem |
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO ENEM
Competência I
Proposta da
Redação a partir do tema
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Desenvolve o texto de acordo com as
determinações temáticas e situacionais da proposta de redação. Não foge ao
tema. Compreende a proposta de redação e aplica conceitos das várias áreas do
conhecimento. Apresenta excelente desenvolvimento do tema, a partir de um
repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum,
tem bom domínio do texto dissertativo-argumentativo. É criativo?
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2,0
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Competência II
GÊNERO
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Mobiliza, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos
elementos organizacionais do gênero e estrutura do texto dissertativo. É o tipo de texto que expõe uma tese (ideias gerais
sobre um assunto) seguida de um ponto de vista, apoiada em argumentos de
autoridade, dados e fatos que a comprovem a sua ideia, usa análise articulada
da questão problematizada, com uso dos conectivos de ligações corretos. Tem
introdução, desenvolvimento com no mínimo 2 parágrafos e conclusão.
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1,5
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Competência III
COESÃO E
COERÊNCIA
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Organizar o
texto de forma lógica e produtiva demonstrando conhecimento dos mecanismos
linguísticos e textuais necessários para sua construção. Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista consistente. Boa articulação das partes do
texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.
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1,5
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Competência IV
REGISTRO
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Demonstra
domínio da norma culta da língua escrita.
Tem o devido cuidado com o domínio precário da norma culta, com graves
e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da
escrita, apresenta rasuras, repetições de palavras, pontuações inadequadas ou
inexistentes, grafia das palavras, cria um título surpreendente.
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2,0
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Competência V
PROPOSIÇÃO
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Elabora uma proposta de intervenção
para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a
respeito do tema, considerando os valores humanos e a diversidade
sociocultural. A conclusão é pautada na solução da questão, consegue fugir do
senso comum. É criativo na proposta da conclusão?
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3,0
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Pontos
10,0
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Total:
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Fuga
do texto/tema ( )
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Texto
anulado ( )
|
Zero
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