Proposta de atividade: Quando escrever vem
após uma experiência de “encantamento”....
Esta atividade tem como objetivo sensibilizar,
encantar por meio da poesia e a partir do lúdico, criar situações de produção de outros textos e
poemas.
O Menino que Carregava Água na Peneira
Manoel de Barros
Tenho um livro
sobre águas e meninos.
Gostei mais de um
menino
que carregava água
na peneira.
A mãe disse que
carregar água na peneira
era o mesmo que
roubar um vento e
sair correndo com
ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era
o mesmo
que catar espinhos
na água.
O mesmo que criar
peixes no bolso.
O menino era ligado
em despropósitos.
Quis montar os
alicerces
de uma casa sobre
orvalhos.
A mãe reparou que o
menino
gostava mais do
vazio, do que do cheio.
Falava que vazios
são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele
menino
que era cismado e
esquisito,
porque gostava de
carregar água na peneira.
Com o tempo
descobriu que
escrever seria o
mesmo
que carregar água
na peneira.
No escrever o
menino viu
que era capaz de
ser noviça,
monge ou mendigo ao
mesmo tempo.
O menino aprendeu a
usar as palavras.
Viu que podia fazer
peraltagens com as palavras.
E começou a fazer
peraltagens.
Foi capaz de
modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia
prodígios.
Até fez uma pedra
dar flor.
A mãe reparava o
menino com ternura.
A mãe falou: Meu
filho você vai ser poeta!
Você vai carregar
água na peneira a vida toda.
Você vai encher os
vazios
com as suas
peraltagens,
e algumas pessoas
vão te amar por seus despropósitos!
Manoel de
Barros Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.
Aproveito, a partir deste poema de Manoel de Barros, um
poeta mato-grossense, que até hoje ainda brinca com as palavras, para introduzir
uma atividade de “encanto”.
Esta atividade pode ser desenvolvida com crianças de
todas as idades, dos pequenos, em fase de descobrimento, aos adolescentes, que
se escondem dos seus sentimentos e até dos adultos que adormeceram o
deslumbramento com as manifestações mais simples.
Proponho que o professor apresente o poema para os alunos
com simplicidade, uma leitura ( antigamente dizíamos declamar guiado pela alma
e com o som do coração) pausada.
Quem sabe após a leitura, ainda sem o texto na mão, num
exercício de escuta, apresentar o vídeo com a contadora de histórias Andi
Rubenstein que interpreta o conto “O menino que carregava água na peneira:
Só então , depois de discorrer pelo som das palavras, apresentar para eles o poema “ O menino que carregava água na peneira” e com o texto na mão ( interessante também apresentá-lo no livro impresso para que tenham acesso à ilustração) ler com eles, uma leitura corrida, porém carregada de interpretação.
Como sequência, é interessante que o professor leia novamente o poema por partes, levantando
questionamentos ou “ sentimentos” de
acordo com a faixa etária . eis alguns:
·
Como se carrega água na peneira?
·
Onde e quando podemos carregar água na
peneira?
·
O que são despropósitos?
·
Quais os seus despropósitos? Aqueles que acontecem
na sua imaginação?
·
O menino gostava mais do vazio do que o
cheio? E você?
·
Já experimentou o vazio e preenchê-lo com
despropósitos?
·
Por que escrever é o mesmo que carregar água
na peneira?
·
Por meio das palavras ligadas à imaginação
podemos até carregar água na peneira e fazer da pedra brotar uma flor. Você
concorda com isso?
·
Escreva algumas peraltagens que você pode
fazer com as palavras.
·
É bom saber que podemos carregar água na
peneira e outras peraltagens e por meio dessas ações e escrita fazer o bem?
·
O bem primeiro será para quem fizer esta
experiência.
Outros
tantos caminhos suscitarão ao se fazer a leitura.
Que tal, para finalizar a atividade, propor que escrevam
o seu poema ou o texto em prosa em que possam deixar a imaginação soltar, os
sentimentos fluir e tantos despropósitos surgirem e assim, as palavras se unirem em peraltagens que
fazem bem!
Junto do texto escrito, arrisque uma ilustração... sempre
é bom brincar com os traços e as cores.
Caso queira ousar mais, peça que desenvolvam a atividade
no computador, utilizando-se dos recursos gráficos que esta tecnologia
proporciona.
Observação: Já
fiz por diversas vezes essa experiência e é encantador o retorno, para mim,
professor e para eles que vivenciam o encontro com a palavra e a palavra
escrita.
Referência
bibliográfica:
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. Rio de
Janeiro: Salamandra, 1999.
MAIA, Mara Jane Sousa. As Estratégias de enunciação no universo
infantil de Manoel de Barros no conto “O Menino que carregava água na
peneira”.disponível em: http://www.fflch.usp.br/dl/xienapol/anais/MARA_Maia.pdf acessado em 18/09/2013.
Vídeo enviado por Estadão em 24/01/2013. A
contadora de histórias Andi Rubenstein interpreta conto “O menino que carregava
água na peneira do escritor Manoel de Barros. http://www.youtube.com/watch?v=EhH7L8j5Lls
acessado em 18/09/2013.
MUITO BOA IDEIA. VOU TENTAR APLICÁ-LA TAMBÉM!!! OBRIGADA PELA DICA!
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