domingo, 15 de setembro de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA


PROJETO: ROMANTISMO NO BRASIL

Vídeo produzido pelo alunos do 2ºano (apresentação do Sarau).

ENFOQUE: Produção textual e Mídias tecnológicas 
SÉRIE ALVO: 2º ano do Ensino Médio
PROFESSORA: Priscila Tavares 
TEMPO: 3 meses 
PROJETO: Criação de livro e Sarau Literário
OBJETIVO: Relacionar o Movimento Literário - Romantismo no Brasil e suas gerações com os contextos históricos políticos/sociais da atualidade e a formação dos valores educacionais, familiares e pátrios na vida dos alunos através de duas linguagens: Escrita - livro Literário sobre o Romantismo no Brasil; Verbal/Oral/visual - a apresentação no formato: Sarau Literário sobre o Romantismo no Brasil. Este último desenvolve o protagonismo juvenil.
MÍDIAS UTILIZADAS: Vídeos, Word, You Tube, Power Point, máquina fotográfica, editor de foto.

Lorena, Renata, Felipe e Giovanna F.
Encenação do trecho: "O Navio Negreiro" de Castro Alves 


METODOLOGIA
Este projeto envolveu o trabalho com os diferentes gêneros textuais e diferentes linguagens como oral, escrita, visual. Dividiu-se em duas partes: a criação do Livro Literário - Romântico; e a apresentação do Sarau Literário Romântico. Descreverei as experiências em duas partes:

1ª PARTE DO PROJETO - CRIAÇÃO DO LIVRO LITERÁRIO
A criação do livro envolveu o formato de um livro com capa; Contracapa/epígrafe; Dedicatória; Agradecimentos; Prefácio; Notas dos autores, Sumário – E os alunos seguiram um roteiro para elaborá-lo, segue: porque foi tão importante fazer esse trabalho? O que descobriu dentro das perspectivas das três gerações do Romantismo? A visão Literária Romântica gerou uma contribuição para o seu novo modo de ver e sentir a realidade? Como foi relacionar a vivência Literária Romântica na formação do escritor e leitor? Porque foi prazeroso escrever esse livro e relacionar com a sua vida (família, amigos, escola e outros); Depois a dividiram em três capítulos que seguem:

 
Livros desenvolvidos pelos alunos

INSTRUÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO LIVRO
CAPÍTULO I - 1ª Geração do Romantismo brasileiro – Nacionalismo
Os aluno deveriam pesquisar sobre a temática: “Afirmação da identidade brasileira; o resgate do índio e da natureza exuberante como símbolo de nacionalidade”.
·         Colocaram o Hino Nacional Brasileiro e criaram um poema de “amor à pátria” “amor ao Brasil”;
·         Relacionaram os intertextos “Canção do Exílio” - Gonçalves Dias;
·         Montaram um painel com fotos sobre: as raízes brasileiras, nacionalidades, o processo de miscigenação, e fizeram legendas descritivas de cada cultura e sua influência no Brasil;
·         Produziram um ARTIGO DE OPINIÃO sobre a importância da Cultura Indígena no Brasil: (lenda, música, a dança, culinária, tradição).
·          Criaram uma paródia com o poema “I-Juca Pirama” (jovem guerreiro Tupi à espera da morte).
·         Escreveram a sua biografia (do aluno) e uma linha do tempo com fotos dos momentos marcantes da sua vida.
·         Escreveram uma carta de gratidão a sua família;
·         Escreveram duas páginas do livro dedicada aos seus amigos, com fotos, mensagens.
·         Escolheram e analisaram duas músicas, uma: que retrata os laços familiares, e a outra: o índio brasileiro.

CAPÍTULO II - 2ª Geração do Romantismo – Ultrarromantismo
Os alunos pesquisaram sobre a temática: Expressão de sentimentos arrebatados por meio de imagens como a solidão e a natureza sombria. Amor totalmente idealizado.

·         Analisaram a temática de “Amor & Morte” nos poemas de Alvares de Azevedo (obra: Lira dos 20 anos);
·         Leram e analisaram a obra Noite na taverna de Alvares de Azevedo
·         Analisaram e compararam a temática “Amor exagerado” e “Amor & Morte” nas músicas dos artistas clássicos e consagrados, da MPB e Músicas do cotidiano (bandas como Evanescence, Simple Plan, My Chemical Romance, Good Charlotte);
·         Compararam e analisaram à temática “Amor exagerado” e “Amor & Morte” nos trechos de obras de escritores clássicos (contos, poemas) e nos trechos de livros Best Seller, ou obras do cotidiano;
·         Analisaram as imagens, desenhos ou fotografias (Pintores do Romantismo) que fazem uma evocação ao tema: “Amor exagerado”; “Amor & Morte”; “tempestade no amor”.

CAPÍTULO III - 3ª Geração do Romantismo brasileiro – Poesia Social
Os alunos pesquisaram sobre a temática: poesia social e engajada de cunho crítico com a intenção de atingir um público maior.
·         Desenharam o mapa mundi e colocaram em evidência os países que falam a Língua Portuguesa;
·         Relacionaram o contexto histórico da 3ª Geração no Brasil e montaram uma linha do tempo com imagens marcantes da época;
·         Analisaram o poema “O navio negreiro” de Castro Alves;
·         Construíram um texto expositivo na qual descreveram a importância da Cultura Afro-brasileira (sua música, dança, culinária, tradição, pessoas famosas no Brasil e no mundo e outros, com imagens);
·         Selecionaram e Escreveram os movimentos de defesa e apoio cultura Afrobrasileira todos os direitos dos Afrodescendentes através das leis e projetos;
·         Criaram um poema sobre a cultura Afro-brasileira. Valorizando seus aspectos culturais e suas raízes;
·         Escreveram uma narrativa em 1ª pessoa sobre a sua escola e a importância de seus estudos: os espaços, pessoas, o porquê a escola é tão importante para o aluno; Escreveram uma homenagem aos professores da escola e descreveram o porquê eles ou elas foram tão importantes para o seu desenvolvimento, enquanto cidadão/ético/político e com valores. Colocaram o porquê gostam tanto deles (as).
·         Escreveram uma redação dissertativa-argumentativa na qual retrataram a situação conflituosa do Brasil - tema: “Vivemos uma nova escravidão disfarçada de branco, e fingimos que somos livres!” Retrataram todas as injustiças sociais e políticas na qual o Brasil vive hoje.
Colocaram no final do livro as Referências Bibliográficas


Encenação do trecho "Navio Negreiro" de Castro Alves
Alunos do 2º ano: Lorena, Renata, Felipe e Giovanna.

2ª PARTE DO PROJETO – CRIAÇÃO DO SARAU LITERÁRIO

Os alunos foram divididos em grupos de 5 a 7 componentes em cada grupo. Cada grupo ficou com uma linguagem e formato para apresentar: (tela, teatro, filmes, música, dança, banner e folder explicativo). Dois dias antes das apresentações se iniciaram os grupos que ficaram responsáveis pela divulgação do evento - Sarau “Sarausiano Cultural” - colocaram o banner na escola e distribuíram folders explicativos para todos os alunos do Ensino Médio e para a equipe pedagógica.

A apresentação foi feita no Teatro da Escola com duração de no máximo 2 horas e iniciou-se com o grupo do TEATRO: apresentaram uma pequena encenação sobre o Romantismo, escolheram um trecho da obra: “O navio negreiro” de Castro Alves; escreveram o roteiro e encenaram. Ficou Divino! Declararam alguns trechos do poema em tom de súplica.

Em seguida... Fecharam-se as cortinas do palco e desceu o telão, na qual todo o público assistiu os trechos de FILMES que o grupo selecionou, eram filmes antigos e atuais (desenho da história do índio I-Juca Pirama e seu grito de morte, depois trechos do filme “Crepúsculo” e por último trechos no Navio Negreiro). Todos os filmes tinham mensagens das características Românticas. Ficou original!

Logo depois... Iniciaram-se as apresentações ao vivo dos alunos cantando e tocando no violão algumas MÚSICAS: atuais e antigas que tratam da temática Romântica. Apresentaram no violão e cantaram. Ficou divino! Segue as músicas: “Olhos coloridos” Sandra de Sá, “Que país é esse? Legião Urbana, “Exagerado” Cazuza e outras músicas. Eles arrasaram!!

Em seguida... O grupo que ficou com a IMAGENS ROMÂNTICAS em telas, o grupo montou slides no PowerPoint 2010 e destacou as características principais das obras; ficaram com esse os alunos apresentaram perfeitamente bem explicando cada obra e seus detalhes.

O encerramento...Se deu com o grupo da DANÇA que mostrou no telão formato vídeo: as danças que têm os movimentos que lembram o Romantismo como a capoeira com o gingado brasileiro, o rap brasileiro de protesto, e por último selecionaram trecho do balé clássico com a valsa. Brilhante o vídeo!

AVALIAÇÕES:
O registro se deu em parecer que depois gerou uma nota (por conta do sistema da escola ser pautado na nota de 0 a 10,0).
O registro traduziu uma avaliação caracterizada como qualitativa, processual, investigativa, mediadora, contínua, diagnóstica, dialética, criativa e prazerosa. Os conceitos foram traduzidos pelos pareceres: Extrapolou os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os objetivos propostos – AOP (8,0 a 9,5); atingiu parcialmente os objetivos propostos – APOP (5,5 a 7,5); não atingiu os objetivos propostos – NAOP (0 a 5).
            Houve a separação da primeira parte do projeto (Criação do Livro Literário) com a segunda parte do projeto (Apresentação Cultural). Cada uma das partes foi avaliada separadamente.

OBSERVAÇÕES DA PROFESSORA
Todos o trabalhos foram monitorados continuamente pela professora.
No trabalho com a Criação do Livro Literário tiveram os seguintes pareceres: Extrapolou os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os objetivos propostos – AOP (8,0 a 9,5); atingiu parcialmente os objetivos propostos – APOP (5,5 a 7,5), não houve notas inferiores a 7,0.
Já no trabalho com “Apresentação do Sarau Cultural” houve os seguintes pareceres: Extrapolou os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os objetivos propostos – AOP (8,0 a 9,5).
Já no trabalho com “Apresentação do Sarau Cultural” houve os seguintes pareceres: Extrapolou os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os objetivos propostos – AOP (8,0 a 9,5).
OBSERVAÇÕES DOS ALUNOS:
Alguns alunos postaram no "Facebook" os comentários do Sarau Literário e resolvi colocar a fala de um deles do dia 28/08.


Abaixo está escrito o que o aluno postou:




"Hoje tivemos o Sarau Literário, e na minha opinião foi o melhor dia letivo do ano. Fiz o que eu mais gosto de fazer, que é atuar. Nosso grupo de teatro, assim como todos os outros, ficaram um máximo. Ainda bem que no final TUDO deu certo, apresentamos pra escola toda (e nem era o planejado), e eu apenas queria agradecer a todos. Todos que assistiram, todos que ajudaram na produção ( Brunaa, Fabian...a, Lilian) e a todos que estavam atrás das coxias torcendo pra tudo dar certo (fora que voces também ajudaram na cena final, só não marco todos porque é bastante gente :/). E também obrigado a todos que assistiram e colaboraram Espero que tenham aprendido um pouco do movimento das gerações do romantismo da literatura, pois transmitir a mensagem também era um dos nossos objetivos. Em breve, pra quem não assistiu, postarei um vídeo com a apresentação (do teatro, pois foi a única que conseguimos gravar). E mais uma vez, obrigado a todos! Espero que esse seja, para mim, o primeiro de MUITOS espetáculos. — com Giovanna Fernandes e outras 3 pessoas.)"


Nenhum comentário:

Postar um comentário