PROJETO: ROMANTISMO NO BRASIL
Vídeo produzido pelo alunos do 2ºano (apresentação do Sarau).
ENFOQUE: Produção textual e Mídias tecnológicas
SÉRIE ALVO: 2º ano do Ensino Médio
PROFESSORA: Priscila Tavares
TEMPO: 3 meses
PROJETO: Criação de livro e Sarau Literário
TEMPO: 3 meses
PROJETO: Criação de livro e Sarau Literário
OBJETIVO: Relacionar o Movimento Literário
- Romantismo no Brasil e suas gerações com os contextos históricos
políticos/sociais da atualidade e a formação dos valores educacionais,
familiares e pátrios na vida dos alunos através de duas linguagens: Escrita -
livro Literário sobre o Romantismo no Brasil; Verbal/Oral/visual - a
apresentação no formato: Sarau Literário sobre o Romantismo no Brasil. Este
último desenvolve o protagonismo juvenil.
MÍDIAS UTILIZADAS: Vídeos, Word, You Tube, Power Point, máquina fotográfica, editor de foto.
Encenação do trecho: "O Navio Negreiro" de Castro Alves
METODOLOGIA
Este projeto
envolveu o trabalho com os diferentes gêneros textuais e diferentes linguagens
como oral, escrita, visual. Dividiu-se em duas partes: a criação do Livro
Literário - Romântico; e a apresentação do Sarau Literário Romântico.
Descreverei as experiências em duas partes:
1ª
PARTE DO PROJETO - CRIAÇÃO DO LIVRO LITERÁRIO
A criação do livro envolveu o
formato de um livro com capa; Contracapa/epígrafe; Dedicatória; Agradecimentos;
Prefácio; Notas dos autores, Sumário – E os alunos seguiram um roteiro para
elaborá-lo, segue: porque foi tão importante fazer esse trabalho? O que
descobriu dentro das perspectivas das três gerações do Romantismo? A visão
Literária Romântica gerou uma contribuição para o seu novo modo de ver e sentir
a realidade? Como foi relacionar a vivência Literária Romântica na formação do
escritor e leitor? Porque foi prazeroso escrever esse livro e relacionar com a
sua vida (família, amigos, escola e outros); Depois a dividiram em três
capítulos que seguem:
INSTRUÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO LIVRO
CAPÍTULO I - 1ª Geração do Romantismo brasileiro – Nacionalismo
CAPÍTULO I - 1ª Geração do Romantismo brasileiro – Nacionalismo
Os
aluno deveriam pesquisar sobre a temática: “Afirmação da identidade brasileira;
o resgate do índio e da natureza exuberante como símbolo de nacionalidade”.
·
Colocaram
o Hino Nacional Brasileiro e criaram um poema de “amor à pátria” “amor ao Brasil”;
·
Relacionaram
os intertextos “Canção do Exílio” - Gonçalves Dias;
·
Montaram
um painel com fotos sobre: as raízes brasileiras, nacionalidades, o processo de
miscigenação, e fizeram legendas descritivas de cada cultura e sua influência
no Brasil;
·
Produziram
um ARTIGO DE OPINIÃO sobre a importância
da Cultura Indígena no Brasil: (lenda, música, a dança, culinária, tradição).
·
Criaram uma paródia com o poema “I-Juca
Pirama” (jovem guerreiro Tupi à espera da morte).
·
Escreveram
a sua biografia (do aluno) e uma
linha do tempo com fotos dos momentos marcantes da sua vida.
·
Escreveram
uma carta de gratidão a sua família;
·
Escreveram
duas páginas do livro dedicada aos seus amigos, com fotos, mensagens.
·
Escolheram
e analisaram duas músicas, uma: que
retrata os laços familiares, e a outra: o índio brasileiro.
CAPÍTULO II - 2ª
Geração do Romantismo – Ultrarromantismo
Os
alunos pesquisaram sobre a temática: Expressão de sentimentos arrebatados por
meio de imagens como a solidão e a natureza sombria. Amor totalmente
idealizado.
·
Analisaram a temática de “Amor
& Morte” nos
poemas de Alvares de Azevedo (obra: Lira
dos 20 anos);
·
Leram
e analisaram a obra Noite na taverna de
Alvares de Azevedo
·
Analisaram e compararam a
temática “Amor
exagerado” e “Amor & Morte” nas músicas dos artistas clássicos e consagrados,
da MPB e Músicas do cotidiano (bandas como Evanescence, Simple Plan, My Chemical
Romance, Good Charlotte);
·
Compararam e analisaram à
temática “Amor
exagerado” e “Amor & Morte” nos trechos de obras de escritores clássicos (contos,
poemas) e nos trechos de livros Best Seller, ou obras do cotidiano;
·
Analisaram as imagens, desenhos ou fotografias
(Pintores do Romantismo) que fazem uma evocação ao tema: “Amor exagerado”;
“Amor & Morte”; “tempestade no amor”.
CAPÍTULO III - 3ª Geração do
Romantismo brasileiro – Poesia Social
Os
alunos pesquisaram sobre a temática: poesia social e engajada de cunho crítico
com a intenção de atingir um público maior.
·
Desenharam o mapa mundi e colocaram em evidência os
países que falam a Língua Portuguesa;
·
Relacionaram o contexto histórico da 3ª Geração no Brasil e
montaram uma linha do tempo com imagens marcantes da época;
·
Analisaram o poema “O navio
negreiro” de
Castro Alves;
·
Construíram um texto expositivo
na qual descreveram a importância da Cultura Afro-brasileira (sua música, dança, culinária,
tradição, pessoas famosas no Brasil e no mundo e outros, com imagens);
·
Selecionaram e Escreveram os
movimentos de defesa e apoio cultura Afrobrasileira todos os direitos dos
Afrodescendentes através das leis e projetos;
·
Criaram um poema sobre a cultura Afro-brasileira.
Valorizando seus aspectos culturais e suas raízes;
·
Escreveram uma narrativa em 1ª
pessoa sobre a sua escola e a importância de seus estudos: os espaços, pessoas, o porquê a
escola é tão importante para o aluno; Escreveram
uma homenagem aos professores da escola e descreveram o porquê eles ou elas
foram tão importantes para o seu desenvolvimento, enquanto
cidadão/ético/político e com valores. Colocaram o porquê gostam tanto deles
(as).
·
Escreveram uma redação dissertativa-argumentativa na qual retrataram a situação conflituosa do Brasil - tema: “Vivemos
uma nova escravidão disfarçada de branco, e fingimos que somos livres!”
Retrataram todas as injustiças sociais e políticas na qual o Brasil vive hoje.
Colocaram
no final do livro as Referências Bibliográficas
Alunos do 2º ano: Lorena, Renata, Felipe e Giovanna.
2ª PARTE DO PROJETO – CRIAÇÃO DO SARAU LITERÁRIO
Os alunos foram divididos em
grupos de 5 a 7 componentes em cada grupo. Cada grupo ficou com uma linguagem e
formato para apresentar: (tela, teatro, filmes, música, dança, banner e folder
explicativo). Dois dias antes das apresentações se iniciaram os grupos que
ficaram responsáveis pela divulgação do evento - Sarau “Sarausiano Cultural” -
colocaram o banner na escola e distribuíram folders explicativos para todos os
alunos do Ensino Médio e para a equipe pedagógica.
A apresentação foi feita no Teatro da Escola com duração de no
máximo 2 horas e iniciou-se com o grupo
do TEATRO: apresentaram uma pequena
encenação sobre o Romantismo, escolheram um trecho da obra: “O navio negreiro”
de Castro Alves; escreveram o roteiro e encenaram. Ficou Divino! Declararam
alguns trechos do poema em tom de súplica.
Em
seguida... Fecharam-se
as cortinas do palco e desceu o telão, na qual todo o público assistiu os
trechos de FILMES que o grupo selecionou,
eram filmes antigos e atuais (desenho da história do índio I-Juca Pirama e seu
grito de morte, depois trechos do filme “Crepúsculo” e por último trechos no Navio
Negreiro). Todos os filmes tinham mensagens das características Românticas.
Ficou original!
Logo
depois... Iniciaram-se
as apresentações ao vivo dos alunos cantando e tocando no violão algumas MÚSICAS: atuais e antigas que tratam da
temática Romântica. Apresentaram no violão e cantaram. Ficou divino! Segue as
músicas: “Olhos coloridos” Sandra de Sá, “Que país é esse? Legião Urbana,
“Exagerado” Cazuza e outras músicas. Eles arrasaram!!
Em
seguida... O
grupo que ficou com a IMAGENS ROMÂNTICAS
em telas, o grupo montou slides no PowerPoint 2010 e destacou as características
principais das obras; ficaram com esse os alunos apresentaram perfeitamente bem
explicando cada obra e seus detalhes.
O
encerramento...Se
deu com o grupo da DANÇA que mostrou no telão formato vídeo: as
danças que têm os movimentos que lembram o Romantismo como a capoeira com o gingado
brasileiro, o rap brasileiro de protesto, e por último selecionaram trecho do
balé clássico com a valsa. Brilhante o vídeo!
AVALIAÇÕES:
O registro se deu em parecer que
depois gerou uma nota (por conta do sistema da escola ser pautado na nota de 0
a 10,0).
O registro traduziu uma avaliação
caracterizada como qualitativa, processual, investigativa, mediadora, contínua,
diagnóstica, dialética, criativa e prazerosa. Os conceitos foram traduzidos
pelos pareceres: Extrapolou os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os
objetivos propostos – AOP (8,0 a 9,5); atingiu parcialmente os objetivos
propostos – APOP (5,5 a 7,5); não atingiu os objetivos propostos – NAOP (0 a 5).
Houve a separação da primeira parte
do projeto (Criação do Livro Literário) com a segunda parte do projeto
(Apresentação Cultural). Cada uma das partes foi avaliada separadamente.
OBSERVAÇÕES DA PROFESSORA
Todos
o trabalhos foram monitorados continuamente pela professora.
No
trabalho com a Criação do Livro Literário tiveram os seguintes pareceres: Extrapolou
os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os objetivos propostos – AOP (8,0
a 9,5); atingiu parcialmente os objetivos propostos – APOP (5,5 a 7,5), não
houve notas inferiores a 7,0.
Já
no trabalho com “Apresentação do Sarau Cultural” houve os seguintes pareceres: Extrapolou
os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os objetivos propostos – AOP (8,0
a 9,5).
Já
no trabalho com “Apresentação do Sarau Cultural” houve os seguintes pareceres: Extrapolou
os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os objetivos propostos – AOP (8,0
a 9,5).
OBSERVAÇÕES DOS ALUNOS:
Alguns alunos postaram no "Facebook" os comentários do Sarau Literário e resolvi colocar a fala de um deles do dia 28/08.
Abaixo está escrito o que o aluno postou:
"Hoje
tivemos o Sarau Literário, e na minha opinião foi o melhor dia letivo
do ano. Fiz o que eu mais gosto de fazer, que é atuar. Nosso grupo de
teatro, assim como todos os outros, ficaram um máximo. Ainda bem que no
final TUDO deu certo, apresentamos pra escola toda (e nem era o
planejado), e eu apenas queria agradecer a todos. Todos que assistiram,
todos que ajudaram na produção ( Brunaa, Fabian...a, Lilian)
e a todos que estavam atrás das coxias torcendo pra tudo dar certo
(fora que voces também ajudaram na cena final, só não marco todos porque
é bastante gente :/). E também obrigado a todos que assistiram e
colaboraram Espero que
tenham aprendido um pouco do movimento das gerações do romantismo da
literatura, pois transmitir a mensagem também era um dos nossos
objetivos. Em breve, pra quem não assistiu, postarei um vídeo com a
apresentação (do teatro, pois foi a única que conseguimos gravar). E
mais uma vez, obrigado a todos! Espero que esse seja, para mim, o
primeiro de MUITOS espetáculos. — com Giovanna Fernandes e outras 3 pessoas.)"
Nenhum comentário:
Postar um comentário