LABORATÓRIO DE REDAÇÃO
Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
OBJETIVO: Observar a seleção de diferentes
argumentos para fundamentar uma ideia/tese ou contrapor-se a ela, levando-se em
conta a ordenação e prioridade dos argumentos, a identificação dos argumentos
para ilustrar, exemplificar, citar, criticar e estabelecer uma intervenção
adequada com os valores político, cultural e social.
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mais isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.
Mas isso ainda diz pouco:
se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).
Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,
a de querer arrancar
alguns roçado da cinza.
Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida,
passo a ser o Severino
que em vossa presença emigra.
TEXTO
II
João Cabral, que já
emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como
o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A autoapresentação do personagem,
na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define,
menos se individualiza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por
outros homens.
MOMENTO DE REFLEXÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL
Com base no Filme e trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa-se que a relação entre
o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um
problema social expresso literariamente pela pergunta “Como então dizer quem
fala / ora a Vossas Senhorias?“. A resposta à pergunta expressa no poema é dada
por meio da representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos
que compartilham sua condição. O personagem-narrador sente dificuldade
de apresentar-se ao público, pois os traços que marcariam sua individualidade
são partilhados por outras pessoas da mesma condição social. Possui prenome
comum (“Severino”) e não recebeu sobrenome, tendo como referências pai e mãe de
nomes também indistintos. O desconforto de parecer “outros Severinos que compartilham
sua condição.
Pensando nisso, construa um texto dissertativo-argumentativo na qual
vocês respondam as indagações a seguir: A explosão de mais
"uma vida severina" parece dar continuidade a essa corrente de Severinos.
Eles não estão somente no sertão seco do Nordeste; estão em todo país, “severinamente”,
lutando contra a "morte em vida". Afinal, quem são os Severinos deste
país? Como se justifica o título da obra: Morte e Vida Severina?
INSTRUÇÕES:
*Escreva, no mínimo, 20, no máximo, 30 linhas, com letra legível;
*Dê um título inédito a sua redação;
*A redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta azul ou
preta;
*Escreva com letra legível;
* Texto em prosa;
*Se errar, risque a palavra e escreva novamente, evite mais de duas
rasuras;
*Texto no gênero dissertativo-argumentativo;
* Será corrigido de acordo com os critérios da tabela abaixo. |
CRITÉRIO DE CORREÇÃO
Competência I
Proposta da Redação a partir do
tema
|
Desenvolve o texto de acordo com as determinações temáticas e
situacionais da proposta de redação. Não foge ao tema. Compreende a proposta
de redação e aplica conceitos das várias áreas do conhecimento. Apresenta
excelente desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo
e de considerações que fogem ao senso comum, tem bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo. É criativo?
|
2,0
| |
Competência II
GÊNERO
|
Mobiliza, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos
organizacionais do gênero e estrutura do texto dissertativo. É o tipo de
texto que expõe uma tese (ideias gerais sobre um assunto) seguida de um ponto
de vista, apoiada em argumentos de autoridade, dados e fatos que a comprovem
a sua ideia, usa análise articulada da questão problematizada, com uso dos
conectivos de ligações corretos. Tem introdução, desenvolvimento com no
mínimo 2 parágrafos e conclusão.
|
1,5
| |
Competência III
COESÃO E COERÊNCIA
|
Organizar o texto
de forma lógica e produtiva demonstrando conhecimento dos mecanismos
linguísticos e textuais necessários para sua construção. Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista consistente. Boa articulação das partes do
texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.
|
1,5
| |
Competência IV
REGISTRO
|
Demonstra domínio
da norma culta da língua escrita. Tem
o devido cuidado com o domínio precário da norma culta, com graves e
frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da
escrita, apresenta rasuras, repetições de palavras, pontuações inadequadas ou
inexistentes, grafia das palavras, cria um título surpreendente.
|
2,0
| |
Competência V
PROPOSIÇÃO
|
Elabora uma proposta de intervenção para o problema abordado,
demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema,
considerando os valores humanos e a diversidade sociocultural. A conclusão é
pautada na solução da questão, consegue fugir do senso comum. É criativo na
proposta da conclusão?
|
3,0
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Pontos 10,0
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Total:
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Fuga do texto/tema ( )
|
Texto anulado ( )
|
Zero
|
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