segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PRODUÇÃO TEXTUAL

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto

Turma: 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Gênero: Dissertativo-Argumentativo.
OBJETIVO: Observar a seleção de diferentes argumentos para fundamentar uma ideia/tese ou contrapor-se a ela, levando-se em conta a ordenação e prioridade dos argumentos, a identificação dos argumentos para ilustrar, exemplificar, citar, criticar e estabelecer uma intervenção adequada com os valores político, cultural e social.



         Texto I 
O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mais isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.

Como então dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.

Mas isso ainda diz pouco:
se ao menos mais cinco havia
com nome de Severino
filhos de tantas Marias
mulheres de outros tantos,
já finados, Zacarias,
vivendo na mesma serra
magra e ossuda em que eu vivia.

Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.

E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).

Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,

a de querer arrancar
alguns roçado da cinza.
Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida,
passo a ser o Severino
que em vossa presença emigra.

 MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994 (fragmento).

TEXTO II

João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A autoapresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outros homens.

 SECCHIN, A. C. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999 (fragmento).

MOMENTO DE REFLEXÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL
                    Com base no Filme e trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso literariamente pela pergunta “Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?“. A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição. O personagem-narrador sente dificuldade de apresentar-se ao público, pois os traços que marcariam sua individualidade são partilhados por outras pessoas da mesma condição social. Possui prenome comum (“Severino”) e não recebeu sobrenome, tendo como referências pai e mãe de nomes também indistintos. O desconforto de parecer “outros Severinos que compartilham sua condição.
             Pensando nisso, construa um texto dissertativo-argumentativo na qual vocês respondam as indagações a seguir: A explosão de mais "uma vida severina" parece dar continuidade a essa corrente de Severinos. Eles não estão somente no sertão seco do Nordeste; estão em todo país, “severinamente”, lutando contra a "morte em vida". Afinal, quem são os Severinos deste país? Como se justifica o título da obra: Morte e Vida Severina?



INSTRUÇÕES:
 *A redação deve obedecer à norma padrão da Língua Portuguesa;
*Escreva, no mínimo, 20, no máximo, 30 linhas, com letra legível;
*Dê um título inédito a sua redação;
*A redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta azul ou preta;
*Escreva com letra legível;
* Texto em prosa;
*Se errar, risque a palavra e escreva novamente, evite mais de duas rasuras;
*Texto no gênero dissertativo-argumentativo;
* Será corrigido de acordo com os critérios da tabela abaixo.

CRITÉRIO DE CORREÇÃO

Competência I
Proposta da Redação a partir do tema
Desenvolve o texto de acordo com as determinações temáticas e situacionais da proposta de redação. Não foge ao tema. Compreende a proposta de redação e aplica conceitos das várias áreas do conhecimento. Apresenta excelente desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, tem bom domínio do texto dissertativo-argumentativo. É criativo?
2,0
Competência II
GÊNERO
Mobiliza, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero e estrutura do texto dissertativo. É o tipo de texto que expõe uma tese (ideias gerais sobre um assunto) seguida de um ponto de vista, apoiada em argumentos de autoridade, dados e fatos que a comprovem a sua ideia, usa análise articulada da questão problematizada, com uso dos conectivos de ligações corretos. Tem introdução, desenvolvimento com no mínimo 2 parágrafos e conclusão.
1,5
Competência III
COESÃO E COERÊNCIA
Organizar o texto de forma lógica e produtiva demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista consistente. Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.
1,5
Competência IV
REGISTRO
Demonstra domínio da norma culta da língua escrita.  Tem o devido cuidado com o domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, apresenta rasuras, repetições de palavras, pontuações inadequadas ou inexistentes, grafia das palavras, cria um título surpreendente.
       
2,0
Competência V
PROPOSIÇÃO
Elabora uma proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema, considerando os valores humanos e a diversidade sociocultural. A conclusão é pautada na solução da questão, consegue fugir do senso comum. É criativo na proposta da conclusão?
3,0
Pontos 10,0
Total:
Fuga do texto/tema (     )
Texto anulado (   )
Zero

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