PROJETO: REVISTA
“MEMÓRIAS”
Instituto Coração de Jesus
Professoras orientadoras: Patricia Devidé e Priscila
Tavares
Disciplinas: Língua Portuguesa/Literatura e Laboratório
de Redação
Turma: 3º A e 3º B.
Nota: 10,0 pontos.
Tempo: 3 meses - começou no dia 04/09/2013 terminará dia
06/11/2013
|
Objetivo:
Construir e reconhecer a partir da produção escrita, Revista Memórias, as
diferentes tipologias e os gêneros textuais; assim como o discurso ideológico
de representação de mundo e do cotidiano na qual os alunos do 3º ano do
Ensino Médio estão inseridos.
|
Alunos do 3º ano no debate a favor da paz
Alunos do 3º ano (Estudam desde o primário na escola)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PAUTADAS NO ENEM:
Competência 1: Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação
na escola e no trabalho e em outro contextos relevantes para a vida.
Competência 2: compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição
de significados, expressões, comunicação e informação.
Competência
3: confrontar opiniões e pontos de vistas sobre as diferentes linguagens e
suas manifestações específicas.
Ø Habilidade21: Reconhecer em textos de diferentes gêneros,
recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar
comportamentos e hábitos.
Ø H22: Relacionar em diferentes textos opiniões, temas,
assuntos e recursos linguísticos.
Ø H23: Inferir em um texto quais são os objetivos de seu
produtor e quem é seu público alvo pela análise dos procedimentos
argumentativos utilizados.
Ø H24: reconhecer no texto estratégias argumentativas
empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução,
comoção, chantagem entre outras.
Alunos do 3º ano na Passeata
METODOLOGIA: Montar uma Revista com diferentes gêneros textuais:
Capa, nomear a revista, índice, edição
e diagramação, revisão,
a elaboração do “boneco” ou modelo de como vai ficar a revista. Daqui, começa
também a disposição da matéria pelas páginas da revista. Editorial, carta dos leitores, tabulações de páginas,
correções ortográficas, lead, e outros elementos pertinentes à edição.
Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção
gramatical, pertinência à temática apresentada.
Grupo 2 – Entrevistas
·
Elaborar uma entrevista com a aluna Mariana
Godoy e o sucesso do seu Blog. (1 página)
·
Montar uma Página com os alunos dos 3º anos “No auge da Fama”– ENTREVISTA -
Verificar se há alunos dos 3ºs anos que disputam campeonatos nacionais ou
internacionais; que tocam algum instrumento musical ou participam de uma banda;
ou ainda atuam no teatro; ou outros, (somente 1 página).
Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção
gramatical, pertinência à temática apresentada.
Grupo 3 - Reportagem da capa
Matéria principal com os 3ºs anos. Tudo sobre
sua jornada de estudo no ICJ e rumo às profissões, mundo do vestibular, etc. (2
até 4 páginas para esta seção).
Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical,
pertinência à temática apresentada.
Grupo 4
– Notícias
·
Criar uma notícia referente ao ICJ.
·
Montar outra notícia sobre JMJ – Jornada
Mundial da Juventude.
·
Notícia sobre o Projeto Lei do Parlamento
Jovem (com material das alunas Thainá, Maria Eduarda e Débora – 1º B) Fotografar
e montar uma breve notícia com o material produzido pelas alunas. (Somente 1
página para cada notícia).
·
Uma notícia com a apresentação do
“Sarausiano” turma do 2º ano A – selecionar 2 ou 3 alunos do segundo para
contar a experiência.
(1 página para cada notícia)
Avaliação: Verificar a criatividade e
originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.
Grupo 5
– Poemas
·
Criar um poema com a temática: “3º ano no Instituto
Coração de Jesus”.
·
Colocar um poema “cantiga” do 1º ano, ela
será selecionada pela Professora orientadora Patricia Devidé.
·
Verificar se há algum professor que já
produziu um poema e queira publicar na Revista.
·
Colocar um poema do aluno Gustavo Borsato/3º
B, com a orientação da Professora orientadora Priscila Tavares.
Avaliação:
Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à
temática apresentada.
·
Escrever um conto ou uma crônica a partir das
experiências vivenciadas durante o Ensino Médio no ICJ.
·
Colocar outras crônicas ou contos produzidos
pelos alunos do Fundamental II (8º B - Fernanda e Gabriela Gomes, um Cordel do
6º A e outro 7º A produzidos pela professora orientadora Elizabete).
·
Colocar uma crônica produzida pelo aluno
Gustavo Borsato /3º B – coordenação da professora Patricia Devidé.
·
Colocar um Cordel da aluna Beatriz Ghera/9º
professora orientadora Priscila Tavares.
·
Verificar se algum professor (a) já produziu
algum conto, crônica ou cordel que queira publicar na revista.
Avaliação:
Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à
temática apresentada.
Grupo 7
- Cartas de amor e Músicas
·
Parodiar uma música ou escrever uma carta de
amor.
·
Colocar uma carta de amor da aluna: Gabriela
Ghera/3º B, Professora orientadora Priscila Tavares.
·
Entretenimento (piadas,
HQ, tira, horóscopo, resenha de livros e filmes, curiosidades científicas), (1
página).
Avaliação:
Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à
temática apresentada.
Grupo 8 - Artigos científicos
·
Criar um artigo científico, texto
dissertativo-argumentativo a partir da temática do Enem – escolher um tema de
Redação dos anos anteriores das provas do Enem.
·
Colocar 2 artigos científicos argumentativo-dissertativos
do aluno Gustavo Borsato/3º B, Professora orientadora Priscila Tavares.
Avaliação:
Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à
temática apresentada.
Grupo 9 – Líder
Produzir
um Dossiê com um autor e uma obra
estudada da Literatura (escolher um Movimento Literário). Pedir a orientação da
Professora Patricia Devidé, (somente 2 páginas).
Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção
gramatical, pertinência à temática apresentada.
A
correção será feita pelas professoras: Patricia Devidé e Priscila Tavares. O
registro será em parecer e depois o substituído pela nota entre 0 a 10,0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário