segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE REVISTA

PROJETO: REVISTA “MEMÓRIAS
Instituto Coração de Jesus
Professoras orientadoras: Patricia Devidé e Priscila Tavares
Disciplinas: Língua Portuguesa/Literatura e Laboratório de Redação
Turma: 3º A e 3º B.
Nota: 10,0 pontos.  
Tempo: 3 meses - começou no dia  04/09/2013 terminará dia 06/11/2013


Objetivo: Construir e reconhecer a partir da produção escrita, Revista Memórias, as diferentes tipologias e os gêneros textuais; assim como o discurso ideológico de representação de mundo e do cotidiano na qual os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão inseridos.
Alunos do 3º ano no debate a favor da paz



Alunos do 3º ano (Estudam desde o primário na escola)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PAUTADAS NO ENEM:

Competência 1: Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola e no trabalho e em outro contextos relevantes para a vida.

Competência 2: compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressões, comunicação e informação.

 Competência 3: confrontar opiniões e pontos de vistas sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

Ø  Habilidade21: Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

Ø  H22: Relacionar em diferentes textos opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

Ø  H23: Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

Ø  H24: reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem entre outras.


Alunos do 3º ano na Passeata


METODOLOGIA: Montar uma Revista com diferentes gêneros textuais:

 O trabalho será dividido por grupos:

 Grupo 1 Edição da Revista
Capa, nomear a revista, índice, edição e diagramação, revisão, a elaboração do “boneco” ou modelo de como vai ficar a revista. Daqui, começa também a disposição da matéria pelas páginas da revista. Editorial, carta dos leitores, tabulações de páginas, correções ortográficas, lead, e outros elementos pertinentes à edição.

Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.

Grupo 2 – Entrevistas

·         Elaborar uma entrevista com a aluna Mariana Godoy e o sucesso do seu Blog. (1 página)

·         Montar uma Página com os alunos dos 3º anos “No auge da Fama”– ENTREVISTA - Verificar se há alunos dos 3ºs anos que disputam campeonatos nacionais ou internacionais; que tocam algum instrumento musical ou participam de uma banda; ou ainda atuam no teatro; ou outros, (somente 1 página).

Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.

Grupo 3 - Reportagem da capa

 Matéria principal com os 3ºs anos. Tudo sobre sua jornada de estudo no ICJ e rumo às profissões, mundo do vestibular, etc. (2 até 4 páginas para esta seção).

Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.


Grupo 4 – Notícias

·         Criar uma notícia referente ao ICJ.

·         Montar outra notícia sobre JMJ – Jornada Mundial da Juventude.

·         Notícia sobre o Projeto Lei do Parlamento Jovem (com material das alunas Thainá, Maria Eduarda e Débora – 1º B) Fotografar e montar uma breve notícia com o material produzido pelas alunas. (Somente 1 página para cada notícia).

·         Uma notícia com a apresentação do “Sarausiano” turma do 2º ano A – selecionar 2 ou 3 alunos do segundo para contar a experiência.

(1 página para cada notícia)

 Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.

Grupo 5 – Poemas

·         Criar um poema com a temática: “3º ano no Instituto Coração de Jesus”.

·         Colocar um poema “cantiga” do 1º ano, ela será selecionada pela Professora orientadora Patricia Devidé.

·         Verificar se há algum professor que já produziu um poema e queira publicar na Revista.

·         Colocar um poema do aluno Gustavo Borsato/3º B, com a orientação da Professora orientadora Priscila Tavares.

Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.

 Grupo 6 – Contos – Crônicas - Cordel

·         Escrever um conto ou uma crônica a partir das experiências vivenciadas durante o Ensino Médio no ICJ.

·         Colocar outras crônicas ou contos produzidos pelos alunos do Fundamental II (8º B - Fernanda e Gabriela Gomes, um Cordel do 6º A e outro 7º A produzidos pela professora orientadora Elizabete).

·         Colocar uma crônica produzida pelo aluno Gustavo Borsato /3º B – coordenação da professora Patricia Devidé.

·         Colocar um Cordel da aluna Beatriz Ghera/9º professora orientadora Priscila Tavares.

·         Verificar se algum professor (a) já produziu algum conto, crônica ou cordel que queira publicar na revista.

Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.

Grupo 7 - Cartas de amor e Músicas

·         Parodiar uma música ou escrever uma carta de amor.

·         Colocar uma carta de amor da aluna: Gabriela Ghera/3º B, Professora orientadora Priscila Tavares.

·         Entretenimento (piadas, HQ, tira, horóscopo, resenha de livros e filmes, curiosidades científicas), (1 página).

Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.

Grupo 8 - Artigos científicos

·         Criar um artigo científico, texto dissertativo-argumentativo a partir da temática do Enem – escolher um tema de Redação dos anos anteriores das provas do Enem.

·         Colocar 2 artigos científicos argumentativo-dissertativos do aluno Gustavo Borsato/3º B, Professora orientadora Priscila Tavares.

Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.

Grupo 9 – Líder

Produzir um Dossiê com um autor e uma obra estudada da Literatura (escolher um Movimento Literário). Pedir a orientação da Professora Patricia Devidé, (somente 2 páginas).

Avaliação: Verificar a criatividade e originalidade, correção gramatical, pertinência à temática apresentada.

 AVALIAÇÃO:

A correção será feita pelas professoras: Patricia Devidé e Priscila Tavares. O registro será em parecer e depois o substituído pela nota entre 0 a 10,0.

 O registro traduz uma avaliação caracterizada como qualitativa, processual, investigativa, mediadora, contínua, diagnóstica, dialética, criativa e prazerosa. Os conceitos são traduzidos pelos pareceres: Extrapolou os objetivos propostos – EOP (10,0); atingiu os objetivos propostos – AOP (8,0 a 9,5); atingiu parcialmente os objetivos propostos – APOP (5,5 a 7,5); não atingiu os objetivos propostos – NAOP (0 a 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário