ATIVIDADE PARA AULA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Público
Alvo : Ensino Médio
Período:
duas aulas para reflexão e produção e uma
semana para entrega dos textos para o professor, correção e posterior
apresentação para a comunidade.
1º.
MOMENTO
Propor
aos alunos uma conversa sobre o uso da tecnologia móvel (principalmente o
celular) na escola, em especial na sala de aula. A conversa precisa ser aberta
para que os alunos se sintam à vontade para expor o que pensam sobre esse
assunto.
2º. Momento
O
professor divide a classe em grupos e propõe a leitura de três textos e
solicita que após a leitura, os alunos retirem as idéias principais dos textos
que serão sociabilizadas com a classe em um grande grupo.
Os textos
propostos para os alunos:
·
Novas mídias e liberdade – Carlos Seabra
·
O celular na sala de aula – Carlos Seabra
·
Lei proíbe o uso de celulares na sala de aula
– Juca Gil
Disponível em http://gestaoescolar.abril.com.br/politicas-publicas/lei-proibe-uso-celular-sala-aula-739266.shtml
3º.
Momento
Após o debate sobre
os textos, mediados pelo professor, este
introduz outras três reflexões sobre o assunto. Estas são apresentadas pelo
professor, por meio do datashow, televisão, computadores, o recurso tecnológico disponível para acessar internet.
1. Uso
de celular na sala de aula – Jornal da Pajuçara Manhã
Disponível
em http://tnh1.ne10.uol.com.br/video/jornal-da-pajucara- manha/2013/05/01/uso-de-celular-na-sala-de-aula
2. Uso
de celular causa problemas dentro da sala de aula do DF
Disponível em http://globotv.globo.com/rede-globo/dftv-1a-edicao/v/uso-do-celular-causa-problemas-dentro-das-salas-de-aula-do-df/2721583/
3. Tecnologia
e educação 10 dicas e 13 motivos para usar celular na aula –
4. E
chegou o dia que Einstein anunciou
4º.
Momento
O professor, após as reflexões, fecha o
assunto e apresenta as propostas de produção de texto:
Todas as reflexões tratam da relação da
tecnologia móvel e a educação, apresentando diferentes posições. A partir destas:
1ª. Proposta:
Produza
um artigo de opinião, defendendo seu ponto de vista com argumentos pertinentes.
(Rever as características do gênero discursivo:
artigo de opinião , disponível na página 162 do livro do 3º. Ano do Ensino Médio – Língua Portuguesa
– José Luís Landeira e Alice Vieira – da Rede Salesiana).
2ª. Proposta:
Redija uma carta endereçada à diretora
de sua escola posicionando quanto ao uso do celular na escola, em especial na
sala de aula.
5º.
Momento
Os alunos,
após redigirem os textos , farão uma troca dos mesmos entre eles e só
posteriormente estas produções serão entregues ao professor. Estes textos após a
leitura e análise do professor, segundo os critérios dos exames vestibulares,
serão devolvidos aos alunos, que irão reescrever e depois , todos , mediante a
permissão dos alunos , serão fixados no mural do corredor do Ensino Médio .
Nenhum comentário:
Postar um comentário