quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PROPOSTA DE ATIVIDADE


                  ATIVIDADE PARA  AULA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Público Alvo : Ensino Médio

Período:  duas aulas para reflexão e produção e uma semana para entrega dos textos para o professor, correção e posterior apresentação para a comunidade.

1º. MOMENTO

            Propor aos alunos uma conversa sobre o uso da tecnologia móvel (principalmente o celular) na escola, em especial na sala de aula. A conversa precisa ser aberta para que os alunos se sintam à vontade para expor o que pensam sobre esse assunto.

2º.  Momento

            O professor divide a classe em grupos e propõe a leitura de três textos e solicita que após a leitura, os alunos retirem as idéias principais dos textos que serão sociabilizadas com a classe em um grande grupo.

            Os textos propostos para os alunos:
·         Novas mídias e liberdade – Carlos Seabra
·         O celular na sala de aula – Carlos Seabra
·         Lei proíbe o uso de celulares na sala de aula – Juca Gil
3º. Momento
            Após o debate sobre os textos, mediados pelo professor,  este introduz outras três reflexões sobre o assunto. Estas são apresentadas pelo professor, por meio do datashow, televisão, computadores, o recurso tecnológico disponível para acessar internet.
1.    Uso de celular na sala de aula – Jornal da Pajuçara Manhã
2.    Uso de celular causa problemas dentro da sala de aula do DF
3.    Tecnologia e educação 10 dicas e 13 motivos para usar celular na aula –
4.    E chegou o dia que Einstein anunciou
4º. Momento
O professor, após as reflexões, fecha o assunto e apresenta as propostas de produção de texto:
Todas as reflexões tratam da relação da tecnologia móvel e a educação, apresentando diferentes posições.  A partir destas:
1ª. Proposta:
 Produza um artigo de opinião, defendendo seu ponto de vista com argumentos pertinentes.
(Rever as características do gênero discursivo: artigo de opinião , disponível na página 162  do livro do 3º. Ano do Ensino Médio – Língua Portuguesa – José Luís Landeira e Alice Vieira – da Rede Salesiana).
2ª. Proposta:
Redija uma carta endereçada à diretora de sua escola posicionando quanto ao uso do celular na escola, em especial na sala de aula.
5º. Momento
Os alunos, após redigirem os textos , farão uma troca dos mesmos entre eles e só posteriormente estas produções serão entregues ao professor. Estes textos após a leitura e análise do professor, segundo os critérios dos exames vestibulares, serão devolvidos aos alunos, que irão reescrever e depois , todos , mediante a permissão dos alunos , serão fixados no mural do corredor do Ensino Médio .
                                            BOM TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário