segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PLANO DE AULA COM O USO DA TECNOLOGIA


DIÁLOGO ENTRE MACHADO DE ASSIS E MOACYR SCLAIR


NOME DA INSTITUIÇÃO: Centro Educacional “Nossa Senhora Auxiliadora” – Lins/SP
NOME DO PROFESSOR:  Maria de Fátima Flores Arruda Rocha

1. IDENTIFICAÇÂO

DISCIPLINA:  Língua Portuguesa
TEMÁTICA:  Diálogo entre o livro  “O Alienista” de Machado de Assis e o livro “O Mistério da Casa Verde “ de Moacyr Scliar, com um olhar sobre o Caso Especial, O Alienista.
PÚBLICO ALVO:  9º. Ano
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 7 aulas de 50 minutos, mais o  tempo de montagem do trabalho a ser apresentado no final de setembro –: um vídeo.



FERRAMENTAS DA WEB: internet, vídeo do youtube, emails, blog

www.vitrine-de-ideias.blogspot.com.br  elaboração de vídeo a partir do diálogo entre as obras estudadas.
 MÍDIAS UTILIZADAS: notebook, caixa de som, pen drive, datashow, mídias impressas ( ebook e coleções de literatura)
 ESPAÇO: sala de aula, laboratório de informática, espaço extraclasse.

2.  OBJETIVOS:
- Desenvolver o gosto pela leitura de obras literárias clássicas, estimulando esta capacidade por meio da leitura conjunta do professor com a classe tendo como instrumento a  ferramenta da web – internet;
- Rever conteúdos estudados e colocá-los em ação : paráfrase, intertextualidade,  estrutura do gênero textual conto e artigo de opinião,  releitura de uma obra literária;
-  Estabelecer um diálogo entre o conto “O alienista” e o filme         O alienista”, uma adaptação do conto original;
- Ler o livro “O mistério da Casa Verde” de Álvaro Cardoso e estabelecer uma comparação com o conto “O Alienista” de Machado de Assis;
-  Estimular a expressão oral e escrita sobre as impressões causadas pelas obras literárias e pelo  vídeo;
- Provocar, por meio de discussões sobre os livros e vídeo,  um olhar crítico sobre a temática das obras;
- Construir o próprio texto a partir dos textos estudados: produzir um vídeo a partir  da temática abordada nas diferentes obras analisadas;
- Produzir um texto escrito –  gênero textual :  artigo de opinião -  sobre as obras analisadas e sua temática.

3. CONTEÚDOS:
·         Paráfrase, plágio, intertextualidade;
·         Dialogismo;
·         Introdução a Machado de Assis
·         Gênero textual : Conto
·         Gênero textual: Artigo de Opinião

4. METODOLOGIA:

1ª. Aula – apresentação do projeto pelo professor, com as datas de realização de cada atividade. Introdução dos livros a serem lidos e também do escritor Machado de Assis. Orientação do professor para que consultem o blog www.vitrine-de-ideias.blospot.com.br para eventuais dúvidas e para consulta de endereço do livro online e do vídeo sobre o livro.

2ª. E 3ª. Aulas – leitura do conto “O Alienista” de Machado de Assis através do site     , projetado no telão da classe. O professor faz a mediação da leitura com explicações de vocabulário, contextualização histórica, enfoques no estilo machadiano. Após a leitura é feita uma análise sobre o conto e suas características, bem como sobre a temática abordada.

4ª Aula  Assiste-se ao  Caso Especial –  O alienista  com Marco Nanini , Diretor : Guel Arraes, Jorge Furtado e Pedro Cardoso.  Produzido em 1993 . Duração 44:25min.


Após o vídeo, uma breve reflexão é proposta.

5ª aula – 10 minutos iniciais para  um diálogo oral sobre as duas obras- livro e vídeo. Divisão dos grupos ( a classe tem 18 alunos e estes foram divididos em dois grandes grupos, por opção também deles de trabalharem assim) . Definição do trabalho final: a produção de um vídeo a partir do diálogo entre as três obras. Reforçar a leitura extraclasse  do livro “O mistério da Casa Verde”.

6ª. Aula -  Avaliação do livro “O Mistério da Casa Verde” DE  Moacyr Sclair.

7ª. Aula -  Apresentação dos vídeos e posteriormente a produção de uma artigo de opinião.

Os vídeos serão disponibilizados no site da escola, assim como os textos produzidos serão afixados no corredor das salas de aula (9ª ano e Ensino Médio).

Tanto os vídeos como alguns textos selecionados serão publicados no blog: www.vitrine-de-ideias.blogspot.com.br  

Todas as dificuldades encontradas durante o processo e possíveis dúvidas que surgirem poderão ser comunicadas por meio de email ( entre professor e alunos).

5. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM :

·         Observação da participação e do empenho dos alunos nas atividades desenvolvidas durante  todos os momentos ;
·         Avaliação do produto final – vídeo -  linguagem, criatividade, desenvolvimento da temática.
·         Avaliação da produção  escrita --  artigo de opinião – se atende às características do gênero e conteúdo proposto
·         Autoavaliação.

6. RESULTADOS ESPERADOS:
Que os alunos se sintam entusiasmados com a obra de Machado de Assis e queiram, a partir deste conto “O Alienista”, ler outros contos do autor;
Que percebam as relações, o diálogo entre as diferentes linguagens tendo como texto matriz o conto de Machado de Assis, “O Alienista”;
Que se sintam motivados a produzir outros trabalhos utilizando-se dos recursos da tecnologia.

7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

 ASSIS, Machado de.  O Alienista. disponível em ; http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=1939 Acessado em 15/09/2013.
 
 LERNER, Délia. É possível ler na escola?. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução E. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
 
MORAN, J. Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm Acessado em 15/09/2013
 
SCLIAR, Moacyr. O Mistério da Casa Verde. São Paulo: Ática, 2010.
 
SOARES, Magda. Linguagem e escola:uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.

Video: Caso Especial O Alienista. Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc.  Acessado em 15/09/2013.
 
                                  ......................... ////////...........................
 

Algumas impressões sobre o projeto realizado....

Série : 9o A

Após a  leitura das duas obras "O Alienista" e "O Mistério da Casa Verde", o alunos apresentaram seus trabalhos e depois escreveram suas impressões sobre as obras e também sobre a experiência que tiveram com esta atividade.
 
Eis a apresentação do vídeo. Vejam como eles conseguiram dialogar com as obras lidas.
 
"O vídeo é uma contextualização do conto “O Alienista”, de Machado de Assis, e “O mistério da Casa Verde”, de Moacyr Sclair. A história do Alienista  gira em torno de Dr. Simão Bacamarte, um médico que estudava a loucura. Ao longo de sua trajetória, funda um “hospício”, “A Casa Verde”, onde interna  todas as pessoas que considera loucas da cidade de Itaguaí.
Mas depois de muito estudo e observações, chega à conclusão de que a loucura está presente em todos, e apenas ele era são, por isso finaliza que quem precisava de internação era ele próprio.
No vídeo retratamos a loucura de modo diferente, de uma maneira geral e atual. As pessoas loucas tinham diversas personalidades: fanáticas por futebol, por dança, por estudo, por músicas e por vaidade. Além de loucos, há também o doutor, que no final conclui que a loucura está em todos nós e sem ela não seríamos tão felizes. Afinal, ser louco é ser normal!!"  (Ana Lívia Ruiz Fernandes e Amanda Suyama – 9º. B – 2013)
 
 
Há também a imagem de uma maquete, idealizada e construída por eles,  em que representaram a Casa Verde. Ao apresentarem a Casa Verde, que não era verde, iam reconstuindo a história e o diálogo entre as duas obras e também o vídeo assistido por eles. 

 
 
Algumas impressões sobre esta atividade:

“A conclusão que eu tenho desses dois livros é que, mesmo com a “solidão “ e a loucura, nós conseguimos viver. Os livros são bem interessantes para ler no dia a dia e não são cansativos, pois cada página conta uma parte que é bem interessante."  (Maria Eduarda Sperandio – 9º. B)
“Para mim, foi uma experiência legal e divertida fazer o vídeo, pois tivemos que descobrir por si sós as obras envolvidas e conseguimos perceber o  que Simão Bacamarte, o alienista, demorou muito tempo para descobrir: todos, de um jeito ou de outro, tem um pouco de loucura em si, afinal ser louco é ser normal”.    ( Carolina Aveiro – 9oB)

“ Leo,  eu lhe recomendo que leia esses livros, pois são exatamente como os livros que eu sei que gosta de ler, pois tem um mistério que você vai gostar. Espero a sua resposta depois que ler os livros...” ( Duda  - 9oB)
“Depois da leitura do livro “O Mistério da Casa Verde”, nós começamos a fazer a maquete sobre o livro e fizemos uma representação de como poderia ser a Casa Verde e com base nisso, nós fizemos a casa de cor branca e de janelas verdes.” (Augusto Kaiser 9º.B)

“Estou aqui para comentar sobre o que fizemos nesta semana em relação ao trabalho de português...começamos com a ideia de fazer uma maquete. Iniciamos  na quarta-feira, vou dizer a você que esse trabalho nos deu muita dor de cabeça, pois apesar de ter duas meninas eram sete garotos...o bom de ter feito tudo isso foi o nosso conhecimento sobre a obra do Alienista e a sua releitura...recomendo a você, leia com bastante entusiasmo.” (Bárbara Lara 9º.B)
"Eu acho que trabalhos como esses são muito engenhosos, pois com eles adquirimos conhecimentos em diferentes áreas e proporções.” ( Ana,  9oB)
“O objetivo do nosso vídeo – uma contextualização com a realidade atual. A gravação/edição do vídeo foi muito legal, embora acho que  o resultado poderia ser melhor. Talvez eu seja um tanto perfeccionista.” (Gabriel – 9oB)
Como professora mediadora desta atividade, só posso dizer que eles me surpreenderam, pois participaram de todas as etapas e com interesse e motivação e parafraseando Rubem Alves, mais do que explicar a obra lida ou estudada é muito mais interessante produzir, criar a partir dela . E foi isso que eles fizeram depois de viverem todas as etapas. Isso me deixou muito feliz por eles. (Maria de Fátima Rocha)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário