NOME DA
INSTITUIÇÃO: Centro Educacional “Nossa
Senhora Auxiliadora” – Lins/SP
NOME DO
PROFESSOR: Maria de Fátima Flores Arruda Rocha
1. IDENTIFICAÇÂO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
TEMÁTICA:
Diálogo entre
o livro “O Alienista” de Machado de
Assis e o livro “O Mistério da Casa Verde “ de Moacyr Scliar, com um olhar
sobre o Caso Especial, O Alienista.
PÚBLICO
ALVO: 9º. Ano
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 7 aulas de 50 minutos, mais o tempo de montagem do trabalho a ser apresentado no final de setembro –: um vídeo.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 7 aulas de 50 minutos, mais o tempo de montagem do trabalho a ser apresentado no final de setembro –: um vídeo.
FERRAMENTAS DA WEB: internet,
vídeo do youtube, emails, blog
www.vitrine-de-ideias.blogspot.com.br elaboração
de vídeo a partir do diálogo entre as obras estudadas.
MÍDIAS
UTILIZADAS: notebook, caixa de som, pen drive, datashow, mídias impressas (
ebook e coleções de literatura)
ESPAÇO: sala de
aula, laboratório de informática, espaço extraclasse.
2. OBJETIVOS:
-
Desenvolver o gosto pela leitura de obras literárias clássicas, estimulando
esta capacidade por meio da leitura conjunta do professor com a classe tendo
como instrumento a ferramenta da web –
internet;
- Rever
conteúdos estudados e colocá-los em ação : paráfrase, intertextualidade, estrutura do gênero textual conto e artigo de
opinião, releitura de uma obra
literária;
- Estabelecer um diálogo entre o conto “O alienista”
e o filme O alienista”, uma
adaptação do conto original;
- Ler o
livro “O mistério da Casa Verde” de Álvaro Cardoso e estabelecer uma comparação
com o conto “O Alienista” de Machado de Assis;
- Estimular a expressão oral e escrita sobre as
impressões causadas pelas obras literárias e pelo vídeo;
- Provocar,
por meio de discussões sobre os livros e vídeo,
um olhar crítico sobre a temática das obras;
-
Construir o próprio texto a partir dos textos estudados: produzir um vídeo a
partir da temática abordada nas
diferentes obras analisadas;
- Produzir
um texto escrito – gênero textual : artigo de opinião - sobre as obras analisadas e sua temática.
3. CONTEÚDOS:
·
Paráfrase, plágio, intertextualidade;
·
Dialogismo;
·
Introdução a Machado de Assis
·
Gênero textual : Conto
·
Gênero textual: Artigo de Opinião
4. METODOLOGIA:
1ª. Aula
– apresentação do projeto pelo professor, com as datas de realização de cada
atividade. Introdução dos livros a serem lidos e também do escritor Machado de
Assis. Orientação do professor para que consultem o blog www.vitrine-de-ideias.blospot.com.br para
eventuais dúvidas e para consulta de endereço do livro online e do vídeo sobre
o livro.
2ª. E 3ª.
Aulas – leitura do conto “O Alienista” de Machado de Assis através do site , projetado no telão da classe. O
professor faz a mediação da leitura com explicações de vocabulário,
contextualização histórica, enfoques no estilo machadiano. Após a leitura é
feita uma análise sobre o conto e suas características, bem como sobre a
temática abordada.
4ª
Aula Assiste-se ao Caso Especial – O alienista
com Marco Nanini , Diretor : Guel Arraes, Jorge Furtado e Pedro
Cardoso. Produzido em 1993 . Duração
44:25min.
Após o
vídeo, uma breve reflexão é proposta.
5ª aula –
10 minutos iniciais para um diálogo oral
sobre as duas obras- livro e vídeo. Divisão dos grupos ( a classe tem 18 alunos
e estes foram divididos em dois grandes grupos, por opção também deles de
trabalharem assim) . Definição do trabalho final: a produção de um vídeo a
partir do diálogo entre as três obras. Reforçar a leitura extraclasse do livro “O mistério da Casa Verde”.
6ª. Aula
- Avaliação do livro “O Mistério da Casa
Verde” DE Moacyr Sclair.
7ª. Aula
- Apresentação dos vídeos e
posteriormente a produção de uma artigo de opinião.
Os vídeos
serão disponibilizados no site da escola, assim como os textos produzidos serão
afixados no corredor das salas de aula (9ª ano e Ensino Médio).
Tanto os
vídeos como alguns textos selecionados serão publicados no blog: www.vitrine-de-ideias.blogspot.com.br
Todas as
dificuldades encontradas durante o processo e possíveis dúvidas que surgirem
poderão ser comunicadas por meio de email ( entre professor e alunos).
5. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM :
·
Observação da participação e do empenho dos alunos
nas atividades desenvolvidas durante
todos os momentos ;
·
Avaliação do produto final – vídeo - linguagem, criatividade, desenvolvimento da
temática.
·
Avaliação da produção escrita --
artigo de opinião – se atende às características do gênero e conteúdo
proposto
·
Autoavaliação.
6. RESULTADOS ESPERADOS:
Que os
alunos se sintam entusiasmados com a obra de Machado de Assis e queiram, a
partir deste conto “O Alienista”, ler outros contos do autor;
Que
percebam as relações, o diálogo entre as diferentes linguagens tendo como texto
matriz o conto de Machado de Assis, “O Alienista”;
Que se
sintam motivados a produzir outros trabalhos utilizando-se dos recursos da
tecnologia.
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ASSIS,
Machado de. O Alienista. disponível em ; http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=1939 Acessado
em 15/09/2013.
LERNER,
Délia. É possível ler na escola?. Ler e escrever na escola: o real, o
possível e o necessário. Tradução E. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAN,
J. Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação & Educação. São
Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm Acessado
em 15/09/2013
SCLIAR,
Moacyr. O Mistério da Casa Verde. São Paulo: Ática, 2010.
SOARES,
Magda. Linguagem e escola:uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.
Video: Caso Especial O Alienista. Disponível
em http://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc. Acessado
em 15/09/2013.
Algumas impressões sobre o projeto realizado....
Série : 9o A
"O vídeo é uma contextualização do conto “O Alienista”, de
Machado de Assis, e “O mistério da Casa Verde”, de Moacyr Sclair. A história
do Alienista gira em torno de Dr. Simão
Bacamarte, um médico que estudava a loucura. Ao longo de sua trajetória, funda um
“hospício”, “A Casa Verde”, onde interna todas as pessoas que considera loucas da
cidade de Itaguaí.
Mas
depois de muito estudo e observações, chega à conclusão de que a loucura está
presente em todos, e apenas ele era são, por isso finaliza que quem precisava
de internação era ele próprio.
No vídeo
retratamos a loucura de modo diferente, de uma maneira geral e atual. As
pessoas loucas tinham diversas personalidades: fanáticas por futebol, por
dança, por estudo, por músicas e por vaidade. Além de loucos, há também o
doutor, que no final conclui que a loucura está em todos nós e sem ela não
seríamos tão felizes. Afinal, ser louco é ser normal!!" (Ana Lívia
Ruiz Fernandes e Amanda Suyama – 9º. B – 2013)
Algumas impressões sobre esta atividade:
“A conclusão que eu tenho
desses dois livros é que, mesmo com a “solidão “ e a loucura, nós conseguimos
viver. Os livros são bem interessantes para ler no dia a dia e não são
cansativos, pois cada página conta uma parte que é bem interessante."
(Maria Eduarda Sperandio – 9º. B)
“Para mim, foi uma experiência
legal e divertida fazer o vídeo, pois tivemos que descobrir por si sós as obras
envolvidas e conseguimos perceber o que
Simão Bacamarte, o alienista, demorou muito tempo para descobrir: todos, de um
jeito ou de outro, tem um pouco de loucura em si, afinal ser louco é ser normal”. ( Carolina Aveiro – 9oB)
“ Leo, eu lhe recomendo que leia esses livros, pois
são exatamente como os livros que eu sei que gosta de ler, pois tem um mistério
que você vai gostar. Espero a sua resposta depois que ler os livros...” (
Duda - 9oB)
“Depois da leitura do livro “O
Mistério da Casa Verde”, nós começamos a fazer a maquete sobre o livro e
fizemos uma representação de como poderia ser a Casa Verde e com base nisso,
nós fizemos a casa de cor branca e de janelas verdes.” (Augusto Kaiser 9º.B)
“Estou aqui para comentar
sobre o que fizemos nesta semana em relação ao trabalho de português...começamos
com a ideia de fazer uma maquete. Iniciamos
na quarta-feira, vou dizer a você que esse trabalho nos deu muita dor de
cabeça, pois apesar de ter duas meninas eram sete garotos...o bom de ter feito
tudo isso foi o nosso conhecimento sobre a obra do Alienista e a sua
releitura...recomendo a você, leia com bastante entusiasmo.” (Bárbara Lara 9º.B)
"Eu acho que trabalhos como
esses são muito engenhosos, pois com eles adquirimos conhecimentos em
diferentes áreas e proporções.” ( Ana, 9oB)
“O objetivo do nosso vídeo –
uma contextualização com a realidade atual. A gravação/edição do vídeo foi
muito legal, embora acho que o resultado poderia ser melhor. Talvez eu seja um
tanto perfeccionista.” (Gabriel – 9oB)
Como professora mediadora desta atividade, só posso dizer que eles me surpreenderam, pois participaram de todas as etapas e com interesse e motivação e parafraseando Rubem Alves, mais do que explicar a obra lida ou estudada é muito mais interessante produzir, criar a partir dela . E foi isso que eles fizeram depois de viverem todas as etapas. Isso me deixou muito feliz por eles. (Maria de Fátima Rocha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário